A Fundação Grünenthal

“A Fundação Grünenthal, coerentemente com a sua missão de contribuir activamente para um melhor tratamento da dor em Portugal, tem desenvolvido diversas iniciativas, pelo país, fomentando a formação, divulgação de conhecimento científico e o apoio à investigação.”

Professor Doutor Walter Osswald

Professor Doutor Walter Osswald

Em Portugal, o tratamento da dor, particularmente da sua variante crónica, continua em grande défice relativamente ao que são as necessidades da população. Persistem muitos mitos e preconceitos que impedem a aplicação mais atempada das medidas terapêuticas eficazes. As consequências para a morbilidade da população são enormes, realçando-se o sofrimento dos mais idosos e a persistência de incapacidade em muitos outros, que entram em círculos viciosos de dor, menos valia e depressão.

Por isto, o empenho e dedicação da Fundação Grünenthal, para que o panorama nacional da compreensão e tratamento da dor registe as necessárias e profundas melhorias de que tanto carece!

Objectivos

A Fundação Grünenthal tem por fim primordial a investigação e a cultura cientifica na área das ciências médicas, com particular dedicação ao âmbito da dor e respectivo tratamento, podendo também promover ou patrocinar iniciativas de âmbito literário ou artístico noutras áreas da cultura e da ciência.

Para a realização dos seus fins, a Fundação instituirá a atribuição de prémios destinados a galardoar trabalhos de investigação científica, em particular de índole médica. Criará e regulamentará a atribuição de bolsas de investigação científica e desenvolverá quaisquer acções adequadas ao seu fim por iniciativa do Conselho de Administração da Fundação Grünenthal.